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Ceb- Campeonato Estudantil Beneficente

APRESENTAÇÃO

O conceito de competições pedagógicas e festivais esportivos está relacionado aos jogos escolares, ao esporte escolar educacional e indiretamente ao treinamento esportivo. Como conceito em formação se refere às possibilidades de intervenção docente na educação física e esporte. Se o conteúdo e a forma do esporte forem considerados mais horizontal e democrático, o papel do treinamento também pode ter novo sentido e as perspectivas desta ressignificação com mudanças concretas estão relacionadas com o atual momento da política de esporte no Brasil.

Com base nestas informações consideramos importante diferenciar as atividades corporais e esportivas no currículo escolar sem as dicotomizar. Assim, a educação física como componente curricular contempla o esporte como conteúdo e, ao mesmo tempo, a parcela “escolar” do esporte como um complemento da educação física. 

Ambos, nessa concepção estão interligados na ideia de currículo ampliado. Nesta perspectiva ao se discutir o ensino de esportes não se pode descartar a necessidade de se ensinar a competir. Pois a competição como um conteúdo do planejamento do 

professor pode enriquecer/incrementar o processo de ensino. As competições pedagógicas e os festivais esportivos tanto em aulas de educação física como em aulas de treinamento, constituído como conteúdo de ensino, são partes integrantes do projeto pedagógico da escola, podendo, portanto, ser compreendidos como possibilidade educacional, como ferramenta de intervenção. Os modelos metodológicos do esporte de alto rendimento no desenvolvimento do conteúdo das competições encontram-se limitados na perspectiva de mudança da pedagogia do esporte. Isso implica em considerar processos metodológicos diferenciados para o ensino do esporte, e simultaneamente para as (e a partir das) competições, ao longo dos anos de escolarização.

 

O objetivo desse projeto tem a finalidade de integração entre os alunos das instituições de ensino, promovendo assim a ampliação do currículo. Podendo enriquecer/acrescentar no processo de ensino dos graduados e incentivar o desporto educacional escolar. O incentivo da competição esportiva entre alunos serve como aprendizagem, estimulando o trabalho de grupo e a união, tornando assim o aluno um ser mais compreensivo em relação ao seu próprio “Ser” e ao próximo. Conhecendo os limites e superação de cada um. O esporte além de somar na área social soma também na área da saúde, ressaltando que a atividade física sem duvida promove o bem estar do corpo do individuo.

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